Padilha passou endereço de Yunes, entre outros, para entrega de propina, diz delator da Odebrecht

Do Estadão:

 

Em depoimento prestado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ex-executivo da Odebrecht José de Carvalho Filho disse que o atual ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha (PMDB), lhe passou todos os endereços para o pagamento de R$ 4 milhões destinados ao PMDB durante a campanha eleitoral de 2014.

Um dos locais indicados por Padilha foi o escritório de José Yunes, amigo e ex-assessor de Michel Temer (PMDB), informou Carvalho Filho ao ministro Herman Benjamin. Benjamin é o relator no TSE da ação que apura se a chapa de Dilma Rousseff (PT) e Temer cometeu abuso de poder politico e econômico para se reeleger.

Esse pagamento teria sido realizado no dia 4 de setembro de 2014. “Todos os endereços, esses e os outros que eu não me lembro me foram dados pelo Eliseu Padilha”, disse Carvalho Filho. Segundo o ex-executivo da Odebrecht, a distribuição dos recursos foi determinada pelo executivo Marcelo Odebrecht.

“Procurei depois o Eliseu Padilha, no escritório dele, comentei o fato, ele já sabia, evidente, e solicitei dele os endereços que eles poderiam receber e quem fez essa operação foi Operações Estruturadas. A sistemática era: eu chegava expor até ele e ele me fornecia o endereço, eu transmitia ao sistema de Operações Estruturadas a sra. Maria Lúcia (ex-secretária da Odebrecht), que uns dias depois, me entregava uma senha. Eu pessoalmente entregava essa senha, entreguei essa senha ao Sr. Eliseu Padilha”, afirmou José de Carvalho Filho.

“E a partir dali, eu não tinha como e nem sabia como as coisas eram operacionalizadas. Então, esclarecendo que tive com ele (Padilha) quatro ou cinco vezes para pegar esse endereço e voltei novamente para pegar essas senhas”, completou o ex-executivo da Odebrecht. De acordo com Carvalho Filho, os valores seriam repassados ao PMDB via Eliseu Padilha.

(…)

 

Kiko Nogueira

Diretor do Diário do Centro do Mundo. Jornalista e músico. Foi fundador e diretor de redação da Revista Alfa; editor da Veja São Paulo; diretor de redação da Viagem e Turismo e do Guia Quatro Rodas.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Kiko Nogueira

Recent Posts

Médica bolsonarista diz que Exército irá abandonar o RS

Uma médica de Araranguá, em Santa Catarina, disse na última quarta-feira (8) que o Exército…

4 horas ago

Processado pela Jovem Pan, Cappelli dispara: “Deve ser fechada para o bem do Brasil”

Ricardo Cappelli, presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), está sendo processado pela Jovem…

4 horas ago

Militância petista se organiza para combater as fake news da direita sobre o RS

Voluntários que trabalharam na campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições…

4 horas ago

Felipe Neto irá processar quem mentiu sobre os purificadores do RS; entenda o caso

É falsa a informação de que o youtuber Felipe Neto superfaturou e lucrou com a…

5 horas ago

“Habemus, Bruno Mars”: Eduardo Paes indica que show no Rio está confirmado

Na noite desta quinta-feira (9), o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), fez…

5 horas ago

PGR pede que acusados pelo assassinato de Marielle Franco percam cargos públicos

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu nesta quinta-feira (9) que os acusados pelo assassinato da…

6 horas ago