Apoie o DCM

Padilha quer explicações da ANS sobre reajuste acima da inflação em planos de saúde

Alexandre Padilha. Foto: AGÊNCIA BRASIL/DIVULGAÇÃO

Do BR Político:

A decisão da Agência Nacional de Saúde (ANS), de permitir reajuste no preço dos planos de saúde que ficaram suspensos entre setembro e dezembro deste ano já causa movimentação de parlamentares. O ex-ministro da Saúde e deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP), protocolou um requerimento de informação e para uma audiência pública na Comissão Externa Covid-19 para discutir o aumento.

“Incompreensível, tanto do ponto de vista econômico quanto sanitário que em plena pandemia da COVID-19, a ANS realize tal política”, afirma Padilha na justificativa pelo pedido de audiência pública. “Com os números atingindo quase duzentas mil mortes por conta do Coronavírus e com a economia dilacerada e com níveis altíssimos de desemprego o reajuste permitido pela ANS é um acinte e se soma a outras inciativas do atual governo com clara matriz de necropolítica.”

No requerimento de informação ao Ministério da Saúde, o parlamentar pergunta se houve um estudo preliminar do impacto social da medida e se o sistema de saúde pública está preparado para o impacto do reajuste, que provavelmente aumentará o número de pessoas sem cobertura privada.

(…)