Apoie o DCM

Padre criado por IA pede Pix para próteses em golpe nas redes

Personagem Padre Mateus criado por inteligência artificial
Personagem chamado Padre Mateus, criado por inteligência artificial. Foto: Reprodução

Um golpe nas redes sociais usou personagens criados por inteligência artificial (IA) para pedir doações via Pix. A campanha apresentava o suposto Padre Mateus, de 38 anos, que dizia ter sofrido amputação nas pernas e precisar de próteses com urgência, além de uma idosa e um coroinha de 14 anos.

Nenhum dos três personagens existe. A história circulou milhares de vezes, e as doações seguiam para um site criado no mesmo dia em que a página da campanha entrou no ar.

Reginaldo Jesus Flor, de 80 anos, foi quem descobriu o golpe. Ele viu o vídeo do falso padre em Valinhos, no interior de São Paulo, e pediu ajuda ao filho para analisar o material.

Acostumado à organização da Igreja Católica, ele estranhou o pedido de dinheiro. “Se um padre tem uma situação dessa, com certeza a diocese daria toda assistência para esse padre”, afirmou ao UOL.