Paes copia Doria e vai à Justiça contra Governo Bolsonaro; saiba motivo
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), vai entrar na Justiça contra o Ministério da Saúde. Ele seguirá o mesmo caminho que o governador de São Paulo, João Dória (PSDB). Ele vai reivindicar o envio de vacinas necessárias para que seja aplicada a segunda dose contra a Covid-19.
De acordo com a coluna do Lauro Jardim, a Prefeitura do Rio entra amanhã no Supremo. A ação é bem parecida com a do Governo de São Paulo. Objetivo é conseguir um volume de doses proporcional à população da cidade carioca.
Segundo os números de Paes, o Rio tem 8,48% da população brasileira. Porém, recebeu 8,05% do total de doses distribuídas pelo Ministério da Saúde.
Leia mais:
1 – Levantamento mostra que Aras transformou a PGR em ‘puxadinho’ do Governo Bolsonaro
2 – Barroso detona blogs bolsonaristas e crava: “Dinheiro não é tudo na vida”
3 – Estudos comprovam eficácia de vacinas contra a variante Delta
Eduardo Paes seguiu Dória
O poder executivo paulista alega que a pasta administrada por Marcelo Queiroga alterou os critérios na distribuição de vacinas e agora deve ao estado cerca de 228 mil doses da Pfizer/BioNTech.
Em 3 de agosto, o estado de SP recebeu apenas 10% de todo o contingente. Sendo que São Paulo tem direito a 22,6% devido à proporcionalidade da população, seguindo o pacto federativo.
A Procuradoria-Geral de SP entrou com a ação no período da tarde. O governo paulista argumentação que a diminuição do envio de doses quebra o pacto federativo de divisão proporcional à população. Também afirma que houve surpresa com a mudança nos critérios do Ministério da Saúde, prejudicando a campanha de vacinação em São Paulo. O processo ainda não tem data para ser julgado.