“País da liberdade”: veto dos EUA a Hugo Calderano causa revolta na web

Uma ida de Hugo Calderano a Cuba em 2023, para disputar um torneio pré-olímpico, foi o argumento usado pela imigração dos Estados Unidos para impedir a entrada do mesatenista brasileiro, conforme divulgado nesta quinta-feira (3). O motivo, considerado banal, causou a revolta de torcedores brasileiros, que ironizaram a falácia de que os EUA seriam a “terra da liberdade”.
“Se fosse a Venezuela, que tivesse negado o visto diriam que é ditadura”, escreveu o comunicador Pedro Ronchi.
Já o deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP) detonou a ideologia estadunidense que impede um dos principais atletas da atualidade a disputar um torneio: “Sob Trump, os EUA não são uma democracia, tem um governo doentio, movido a preconceito. Nossa solidariedade, Calderano”.
Outros usuários do X alertaram para o risco que existe na realização dos próximos megaeventos esportivos, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, que serão sediados nos Estados Unidos em 2026 e 2028, respectivamente: “Não tem a menor condição”, decretou um tuiteiro. Veja a repercussão:
A lenda do tênis de mesa brasileiro, Hugo Calderano (3º no ranking mundial), foi barrado de entrar nos EUA e está fora de competição que ocorre em Las Vegas. O atleta foi barrado por ter viajado a Cuba, em 2023, pra disputar o Pan-Americano, em busca de vaga para as Olimpíadas. pic.twitter.com/nSGEdEq7E0
— Geopolítica Hoje (@GeopoliticaHoj) July 3, 2025
Brasileiro Hugo Calderano, Campeã mundial da Copa do Mundo de Tênis de Mesa em 2025, foi impedido de viajar para os EUA para disputar torneio porque ele foi disputar um torneio em Cuba, em 2023. Se fosse a Venezuela que tivesse negado o visto diriam que é Ditadura. pic.twitter.com/CpTjg2JQDY
— Pedro Ronchi (@PedroRonchi2) July 3, 2025
Isso aqui é um absurdo
Hugo Calderano é impedido de entrar nos Estados Unidos para competição
Demora para autorização de entrada veio por conta de sua ida à Cuba em 2023, para disputa do Campeonato Pan-Americanohttps://t.co/JWWuozprAr
— Guilherme Costa (@BRAemlosangeles) July 3, 2025
Não entrou com documento europeu porque passou em Cuba a trabalho.
A Copa do Mundo 2026 tem que sair dos EUA.https://t.co/u7fyJ9VTar
— Irlan Simões 🏴 (@IrlanSimoes) July 3, 2025
A “terra dos livres”: o visto do mesa-tenista brasileiro Hugo Calderano para disputar um torneio nos Estados Unidos foi NEGADO porque em 2023 ele esteve um Cuba para disputar Campeonato Pan-Americano e a qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris-2024.
Inacreditável! pic.twitter.com/0IvKI3RaIj
— William De Lucca (@delucca) July 3, 2025
A gente quase teve um grande problema na cobertura das Finais da NBA por ACHAREM que uma das pessoas visitou Cuba recentemente e ela quase ser barrada na imigração.
Vai ter Copa do Mundo e Olimpíadas num país que tá nesse nível. https://t.co/rABVHst19B
— Guilherme Sacco (@guilhermesacco) July 3, 2025
Calderano não conseguiu entrar nos EUA pra um torneio porque esteve em Cuba em 2023, e perdeu a isenção de visto pelo passaporte português.
Esse país não pode sediar eventos esportivos mundiais. Não tem a menor condição.
— ☘️Rodrigo Berton 🌟🌟 (@rodrigo_berton) July 3, 2025