Apoie o DCM

Países da Europa Oriental podem fazer fechamento coletivo de fronteiras contra refugiados

Da BBC Brasil:

 

Países da Europa Oriental que têm recebido um número recorde de imigrantes poderão nos próximos dias anunciar o fechamento coletivo de suas fronteiras como forma de tentar conter o fluxo de pessoas.

Bulgária, Romênia e Sérvia lideram o bloco das chamadas nações balcânicas, que fizeram a ameaça neste domingo, quando participam de negociações com a União Europeia. Nos últimos dias, outro país, a Eslovênia, já anunciou que poderá fechar suas fronteiras unilateralmente se Bruxelas não oferecer uma solução para a crise.

O fechamento das fronteiras poderá tornar ainda mais grave a situação das massas de imigrantes que vêm entrando em território europeu, especialmente no momento em que o inverno no continente se aproxima.

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, disse ao jornal alemão Bild que um impasse poderá resultar em “famílias de imigrantes morrendo de frio nos Balcãs”, e pediu que os países da região adotem soluções “menos caóticas” para lidar com os imigrantes.

Mas o premiê esloveno, Miro Cerar, insinuou que a Eslovênia poderá seguir o exemplo da Hungria e construir uma cerca ao longo de sua fronteira com a Croácia, um dos países usados pelos imigrantes na travessia em busca de asilo nas principais nações da União Europeia.

Na reunião de Bruxelas, a Comissão Europeia acenou com um aumento do efetivo de patrulhamento das fronteiras da Grécia, um dos países mais procurados pelos imigrantes, e prometeu enviar mais de 400 homens da Frontex, a agência de fronteiras da UE, para a Eslovênia.

Segundo autoridades eslovenas, 58 mil imigrantes entraram no país na semana passada.