Palestinos e israelenses levam batalha para as redes sociais
O atual confronto entre Israel e o Hamas já deixou um saldo de mais de 200 mortos, sendo a maioria vítima dos bombardeios israelenses na Faixa de Gaza.
Agora, a batalha travada pelos dois lados se estende também às redes sociais. Israelenses e palestinos usam métodos cada vez mais sofisticados na tentativa de conquistar apoio no Facebook, Twitter e YouTube.
Enquanto o Hamas orienta palestinos a publicar fotos de feridos nas redes sociais, Israel criou um aplicativo que simula como seria se Gaza estivesse no seu país.
As redes estão sendo inundadas por posts que visam conquistar corações e mentes de pessoas no Oriente Médio e no resto do mundo.
No Twitter, a guerra de versões ocorre nas contas oficiais das Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) e das Brigadas Izz al-Din al-Qassam, o braço armado do Hamas.
Desde o início da ofensiva, no dia 8, os israelenses já postaram dezenas de atualizações em tempo real. Eles têm até um “Contador de foguetes”, que contabiliza mísseis atirados de Gaza.
A conta do braço do Hamas em inglês também posta atualizações sobre ataques isralenses e informa sobre seus lançamentos de foguetes, minimizando as contas do Exército de Israel.
Os dois lados, cada vez mais, apelam para gráficos para tentar comprovar sua versão dos fatos, e ambos já reproduziram os infográficos dos outros para tentar provar que eram mentirosos.
Saiba Mais: bbc