Apoie o DCM

Palmelo: a ‘cidade da paz’ onde 42,6% dos moradores são espíritas

Pesquisa do Censo Demográfico 2022, revela que a cidade de Palmelo (GO) tem o maior número de espiritas do Brasil. Foto: Cristiano Mariz/Agência O Globo

Palmelo, município de apenas 2.258 habitantes a 130 km de Goiânia, ostenta o título de cidade mais espírita do país: 42,6 % da população com 10 anos ou mais se declara seguidora da doutrina, segundo o Censo 2022. A placa à entrada — “Bem-vindo a Palmelo, a cidade da paz” — anuncia o destino de quem busca tratamentos espirituais, conselhos mediúnicos ou alívio para as aflições do dia a dia.

A história da cidade nasceu em torno do Centro Espírita Luz da Verdade, fundado em 1929 com apoio do líder Jerônimo Cândido Gomide (Jeronymo Candinho). Em 1953, o povoado virou município, mantendo até hoje o espírito de acolhimento que se reflete nas avenidas batizadas em homenagem a Allan Kardec e Emmanuel e nos cerca de 300 médiuns voluntários que atendem fiéis de segunda a segunda.

Moradores e visitantes afirmam que não raro passam semanas ou meses hospedados em pousadas locais em busca de equilíbrio físico e emocional. “Recebemos católicos, evangélicos, brasileiros e estrangeiros. É como viajar sem sair de casa”, diz o médium Barsanulfo Zaruh da Costa, presidente do CELV há 15 anos ao Jornal O Globo, que confirma a demanda de até 100 atendimentos diários.

Entre os que encontraram nessa tradição seu novo lar está o vice-presidente da associação espírita, Salú José Martins, que chegou há 46 anos em busca de cura para a mãe e resolveu ficar. Casos como o da aposentada Maria Francisca Teixeira, que viu no tratamento espiritual um alívio para o filho, reforçam a vocação de Palmelo: um município que cresceu à sombra da fé e hoje impulsiona não só a economia local, mas também a esperança de quem o visita.