Apoie o DCM

Pandemia ameaça manter milhões de brasileiros na extrema pobreza até 2030

Foto: www.gsnoticias.com

Da coluna de Jamil Chade no UOL:

A pandemia da covid-19 pode conduzir o mundo a superar a marca de 1 bilhão de pessoas vivendo em extrema pobreza até 2030. No Brasil, os números podem terminar a década longe da realidade que existia no país antes da eclosão da crise sanitária, com o dobro de pessoas na extrema pobreza em comparação aos avanços projetados para o país. Os dados estão sendo divulgados nesta quinta-feira pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), no momento em que governos se reunem em Nova Iorque para lidar com a crise.

O levantamento revela como, sem ação para resgatar milhões de pessoas, os efeitos da covid-19 poderão ser sentido por anos ainda no mundo, mesmo com a existência da vacina. No início da semana, a entidade lançou seu maior apelo humanitário desde sua criação, alertando para o fato de que 235 milhões de pessoas terão de ser imediatamente socorridas em 2021 para poder sobreviver.

Antes da pandemia começar, a ONU estimava que 5,1 milhões de brasileiros vivam na pobreza extrema, ganhando menos de US$ 1,90 por dia. Num dos cenários desenhados pela entidade em que a economia não iria se reerguer rapidamente, o ano de 2021 começará com 7,9 milhões de brasileiros nestas condições. A combinação de uma recuperação lenta da economia nacional e da falta de programas sociais poderia fazer com que essa realidade permaneça por anos. Em 2030, ainda existiriam no país 6,6 milhões de pessoas nessa situação.

(…)