Pane global na Starlink, de Musk, derruba internet de milhares de usuários

A rede Starlink, serviço de internet via satélite da SpaceX, sofreu uma pane global nesta quinta-feira (24), deixando dezenas de milhares de usuários sem conexão em diversos países. De acordo com a empresa, a falha foi causada por problemas nos serviços internos de software que operam a rede. O apagão, que começou por volta das 16h (horário de Brasília), durou cerca de duas horas e meia e gerou mais de 61 mil notificações no site Downdetector.
Usuários relataram dificuldades de acesso em regiões dos Estados Unidos, Europa, Ásia, África, Austrália e América do Sul. Mesmo após o comunicado da SpaceX sobre a normalização, muitos ainda enfrentavam instabilidade ou recebiam a mensagem “sem canal de comunicação ativo com a rede”. A empresa afirmou no X que “implementava ativamente uma solução”, enquanto o vice-presidente de engenharia, Michael Nicolls, confirmou que a falha ocorreu no software de controle da malha de satélites.
Elon Musk pediu desculpas e prometeu que a causa será investigada para evitar novos problemas.
Starlink is currently in a network outage and we are actively implementing a solution. We appreciate your patience, we'll share an update once this issue is resolved.
— Starlink (@Starlink) July 24, 2025