Papa culpa “idolatria do mercado” por acidentes de trabalho na Itália

O papa Francisco atribuiu a culpa por acidentes de trabalho à busca excessiva de lucros e à “idolatria do mercado”, em um novo pronunciamento nesta segunda-feira (11), no Vaticano. A declaração foi motivada pela morte de cinco trabalhadores de manutenção ferroviária em Brandizzo, uma cidade no norte da Itália, em um acidente relacionado à suspeita de violações das normas de segurança no trabalho.
Em seu discurso, o representante da igreja católica falou da preocupação com a desumanização de trabalhadores, que resulta em tragédias frequentes. Ele afirmou que os incidentes ocorrem quando “o foco não está mais no homem, mas na produtividade, e o homem se transforma em uma máquina de produção”.
“A vida não pode ser negociada por qualquer motivo, especialmente a vida dos pobres, precários e frágeis. Somos seres humanos e não máquinas, pessoas únicas e não peças sobressalentes”, afirmou o pontífice.
O papa destacou que esses incidentes lamentáveis são consequência de uma “corrida exasperada pelo lucro” e criticou a “lavagem de consciência” de empresários e políticos que, em vez de investirem em segurança no trabalho, optam por ações de caridade, como doações para as artes ou o esporte.
Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link