Papa Francisco critica diplomacia internacional na resolução da guerra em Gaza: “Vergonhoso”
O Papa Francisco, nesta segunda-feira (7), criticou a “vergonhosa incapacidade” da diplomacia internacional em resolver o conflito no Oriente Médio, em referência ao primeiro aniversário do ataque do Hamas a Israel. Em uma carta aberta aos católicos da região, o pontífice lamentou a escalada da violência: “Há um ano, acendeu-se o pavio do ódio, que não foi apagado, mas explodiu em uma espiral de violência”.
Desde outubro de 2023, a Faixa de Gaza enfrenta um cenário de devastação, com 41,6 mil mortos e 100 mil feridos, segundo informações da ONU. O conflito também forçou o deslocamento de 1,9 milhão de pessoas, quase 90% da população do enclave. O Papa destacou a urgência de reconstrução, afirmando que as consequências humanas do conflito são difíceis de serem reparadas.
Mesmo se os combates fossem interrompidos agora, a maior parte dos desalojados não teria para onde voltar, já que cerca de 80% das estruturas em Gaza foram destruídas, incluindo casas, fontes de água e energia. Além disso, a entrada de suprimentos foi reduzida, levando a uma situação de fome extrema que atinge 22% da população.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line