O homem de 83 anos tornou-se chefe da Igreja Católica após a renúncia do Papa Bento XVI – um movimento polêmico e o primeiro desse tipo em mais de 500 anos. No entanto, uma fonte próxima ao Papa Francisco afirmou que ele serviria apenas por sete anos, afirmando que seguiria os passos de seu antecessor. Austen Ivereigh é a ex-Diretora de Assuntos Públicos do anterior Arcebispo de Westminster, Cardeal Cormac Murphy-O’Connor e continua a trabalhar em estreita colaboração com o Vaticano.
Se Ivereigh estiver correto, isso sugere que Francisco poderia renunciar após o Natal para evitar que seu papado chegasse a 2021. Em uma longa entrevista para a televisão para o programa mexicano ‘Noticieros Televisa’, o pontífice respondeu a uma pergunta da jornalista Valentina Alazraki sobre a duração de seu papado.
Ele disse: “Tenho a sensação de que meu pontificado será breve. ”Quatro ou cinco anos. Não sei, ou dois, três. Bem, dois já passaram. “É como um sentimento um pouco vago, mas tenho a sensação de que o Senhor me colocou [aqui] para uma coisa breve e não mais.”