Apoie o DCM

Papa Francisco pede desculpas aos indígenas do Canadá por ações da Igreja

Papa Francisco com cocar indígena durante encontro com líderes locais – Foto: PATRICK T. FALLON | AFP

Nesta segunda-feira (25), um pedido de desculpas pelos abusos da Igreja Católica, que perduraram do século XIX até os anos 1970 em diversas regiões do Canadá, foi feito pelo Papa Francisco. Na ocasião, o pontífice estava em um encontro com a população indígena local, na comuna de Maskwacis, no Canadá.

“Vim à sua terra para lhes contar pessoalmente a minha dor, implorar o perdão, a cura e a reconciliação de Deus, para expressar minha proximidade e rezar com vocês e por vocês”, disse o Papa Francisco.

Durante o período em questão, diversas crianças indígenas foram separadas de suas famílias e obrigadas a estudar nos locais que a igreja estipulava. Acredita-se que mais de 150 mil crianças passaram por esses internatos. Destas, muitas foram vítimas de violência e 5 mil faleceram.

O chefe Randy Ermineskin da Nação Ermineskin Cree, fez questão de dizer ao Papa sobre a importância histórica do dia. “Meus familiares falecidos não estão mais aqui conosco, meus pais foram para a escola residencial, eu fui para a escola residencial”, disse ele à Associated Press, vestido com um tradicional cocar cree de penas. “Eu sei que eles estão comigo, eles estão ouvindo, eles estão assistindo”, afirmou.

Roupas tradicionais, incluindo saias de fita e coletes com indicativos nativos foram usadas no evento. Camisas laranja, que se tornaram um símbolo de sobreviventes do internato, também vestiam muitos no local.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link