Apoie o DCM

Papa Francisco repete ato de Bento XVI antes de renunciar

Papa Francisco na Basílica de Santa Maria di Collemaggio em L’Aquila, na Itália, onde está sepultado o papa Celestino 5º – Foto: Divulgação/Reuters

O papa Francisco elogiou, neste domingo (28), a “humildade de líderes que renunciam voluntariamente em vez de governar por toda a vida”, em visita ao túmulo de primeiro pontífice que renunciou ao cargo.

Em meio a especulações de que ele possa deixar a função em breve, Francisco foi à L’Aquila, cidade no centro da Itália onde o papa Celestino 5º está sepultado. Celestino renunciou em 1294, depois de somente cinco meses de muita pressão no cargo. O papa emérito Bento 16, por sua vez, visitou o local em 2009, quatro anos antes de renunciar.

“Aos olhos dos homens, os humildes são vistos como fracos e perdedores, mas, na realidade, são os verdadeiros vencedores porque são os únicos que confiam completamente no Senhor e conhecem sua vontade”, disse Francisco em uma missa neste domingo.

“Celestino 5º foi uma testemunha corajosa do Evangelho, porque nenhuma lógica de poder se encaixava ou dominava. Com ele, admiramos uma Igreja livre da lógica mundana e testemunha plena da misericórdia de Deus”, acrescentou.

A viagem simbólica à L’Aquila coincide com a posse de 20 novos cardeais, incluindo dois brasileiros, um dia antes. As nomeações ocorrem quase corriqueiramente. A sucessão de eventos importantes marcados pelo papa tem alimentado rumores de uma eventual renúncia.

Em uma entrevista à agência Reuters no mês passado, ao ser perguntado sobre a possível renúncia, Francisco riu dos rumores e disse que “nunca passou por sua cabeça”; na mesma ocasião, porém, ele considerou a possibilidade de deixar o cargo por motivos de saúde em um futuro distante.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link