Apoie o DCM

Papa sugere que dinheiro de armas seja usado para garantir vacina contra covid para todos

Da Reuters

Papa Francisco. Foto: Vatican News

O papa Francisco exortou líderes mundiais, nesta quinta-feira, a transferirem recursos investidos em armamentos para enfrentar problemas como a pandemia de Covid-19 e fazer com que vacinas cheguem às nações pobres e mais vulneráveis.

Em sua mensagem para o Dia Mundial da Paz da Igreja Católica, que é comemorado em 1º de janeiro, Francisco também repetiu um apelo pelo estabelecimento de um fundo global com dinheiro destinado a armas a ser usado para ajudar a erradicar a pobreza.

A mensagem anual, intitulada neste ano de “Uma Cultura de Cuidado como Caminho para a Paz”, costuma ser enviada a chefes de Estado, de governo, de organizações internacionais e de outras religiões.

“Quantos recursos são gastos em armamentos, especialmente armas nucleares, que poderiam ser usados para prioridades mais significativas, como garantir a segurança de indivíduos, a promoção da paz e do desenvolvimento humano integral, a luta contra a pobreza e a disponibilização de cuidados de saúde”, disse o papa.

“Problemas globais, como a pandemia de Covid-19 presente e a mudança climática, só tornaram estes desafios ainda mais evidentes”. (…)