Papa tira Dom Odilo Scherer do Banco do Vaticano
Francisco tirou da cúpula do Banco do Vaticano o cardeal de São Paulo, d. Odilo Scherer. Outros três também foram substituídos, no que está sendo considerado a principal demonstração de que a reforma na instituição será profunda.
O papa já teria avisado: se não conseguir reformar o banco, vai fechar a instituição.
D. Odilo fazia parte do grupo que atuava para monitorar as atividades do Instituto Para as Obras de Religião, o nome oficial do banco. Odilo era considerado um nome forte no conclave do ano passado.
Dias antes de deixar o poder, o então papa Bento XVI renovou o mandato do brasileiro e dos demais cardeais do órgão de supervisão por mais cinco anos. Entre as funções do grupo está a nomeação do presidente do banco.
Francisco optou por trocar essas pessoas por aliados em sua busca por austeridade na Igreja. O único que permaneceu foi o francês Jean Louis Tauran.
SAIBA MAIS
