Apoie o DCM

Para agradar policiais, Bolsonaro e Doria alteram prioridades da fila da vacina

Do Globo:

Doria e Bolsonaro durante o duelo que tiveram em videoconferência sobre Covid-19 em março – 25.mar.2020 – Governo do Estado de São Paulo e Marcos Corrêa/PR

O novo capítulo da disputa política entre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o governador de São Paulo, João Dória (PSDB), atingiu um dos principais pilares de apoio ao presidente: policiais estaduais e federais, que pleiteiam desde o início do ano a inclusão da categoria na lista de prioridades da vacinação contra a Covid-19.

O governador acenou primeiro, atendendo esse anseio no estado, e agora o governo federal que fazer o mesmo no plano nacional.

Na quarta-feira, dia 24, Doria anunciou a vacinação do grupo, a partir de 5 de abril. Cerca de 180 mil devem ser imunizados, incluindo agentes das guardas civis, das polícias Militar, Civil e Civil e Científica e da escolta penitenciária. O governador garantiu vacina ainda para agentes federais que atuam no estado.

A medida causou mal-estar entre bolsonaristas, que pleiteavam que a prioridade para a categoria partisse do governo federal. No início da semana, a direção da Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (ADPF) veio a público para relatar o descontentamento com o presidente por causa do tema.

(…)