Apoie o DCM

Para cientista político, separatismo de partido vitorioso na Irlanda pode levar a volta da violência

Sinn Féin. Foto: Reprodução

Da Folha:

Nem o próprio Sinn Féin esperava liderar a preferência dos irlandeses nas eleições parlamentares do último final de semana. Após três grandes derrotas desde 2018, a reviravolta era tão improvável que o partido lançou apenas 47 candidatos para os 160 lugares da Assembleia Nacional.

Comparado por analistas a um terremoto, o resultado desmentiu também o clichê “é a economia, estúpido”, deixando para trás o governo que tirou o país da bancarrota em 2010, recuperou o crescimento em uma década e levou a Irlanda ao pleno emprego.

“O que o eleitor está dizendo é que o crescimento econômico precisa se transformar em melhores serviços públicos”, diz o cientista político irlandês Bill Kissane, especialista em democracia e em história da Irlanda e professor da London School of Economics.

(…)

“Não dá para confiar que haja paz estabelecida, e uma votação sobre a fronteira vai dividir o país em dois. É uma questão de preto ou branco, e mesmo que seja uma minoria os interessados em usar a força, o clima será de confronto.”

(…)