Para combater fake news nas eleições, TSE fecha acordo com o Spotify

Foto: Reprodução
Mais uma plataforma digital deve ajudar no combate as fake news nas eleições 2022. Na última quinta-feira (12), o Spotify e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciaram um acordo de colaboração mútua para combater a desinformação durante o período eleitoral. A parceria vai até 31 de dezembro.
Assinada na última segunda-feira (9), a nota do compromisso foi criada como um canal de comunicação para denúncia de conteúdos a serem analisadas de acordo com as regras da empresa de streaming. O TSE e os Tribunais Regionais Eleitorais (TRE’s) poderão usar esse meio para enviar ordens judiciais.
Além disso, a plataforma de áudio vai disponibilizar também um recurso que servirá como um espaço pra divulgação de informações relevantes sobre o andar das eleições como, por exemplo, o uso de links que levem os usuários ao site do TSE. Ainda segundo o anúncio, o Spotify fará treinamentos para produção de conteúdos com equipes do Tribunal.
O TSE também desenvolveu parcerias com outras plataformas. No início de abril, o também Twitter declarou que iria desenvolver medidas ligadas no combate a disseminação de conteúdos falsos. O Facebook, Telegram e Instagram também assinaram compromisso com a justiça brasileira.