Apoie o DCM

Para evitar a guerra, democratas querem limitar poderes de Trump

PRESIDENTE DOS EUA, DONALD TRUMP (FOTO: AFP)

Do El País:

Um suspiro de alívio foi sentido no Capitólio depois do anúncio de Donald Trump na quarta-feira de que evitaria uma resposta militar ao ataque iraniano a duas bases norte-americanas no Iraque, uma agressão aparentemente muito calculada, a mais clara e direta de Teerã em décadas de conflito, que não produziu vítimas.

Mas o alívio imediatamente deu lugar a uma ofensiva dos democratas para lutar pelo controle do Congresso sobre os poderes militares do mandatário. A Câmara dos Representantes (deputados) aprovou na quinta-feira à tarde (por 226 votos contra 193) uma iniciativa da maioria democrata para obrigar Trump a reduzir a tensão militar com o Irã, a menos que tenha autorização explícita no Congresso.

A medida teria a princípio poucos sinais de avançar no Senado, onde os democratas são minoria. Mas, já na quarta-feira à tarde, dois senadores republicanos disseram estar dispostos a votar a favor da medida se ela chegar à Casa.

Isso não garantiria a aprovação, mas uma votação extremamente apertada: os republicanos ocupam 53 das 100 cadeiras do Senado. O que implica, em qualquer caso, um duro escrutínio sobre a estratégia de Trump no Irã e um debate sobre a competência do comandante em chefe dos Estados Unidos para entrar em uma guerra.

(…)