Para Papa Francisco, desmatamento deve ser visto como ameaça global

Publicado em 7 setembro, 2019 1:24 pm
Papa Francisco Foto: ANDREAS SOLARO / AFP

Do jornal O Globo:

O Papa Francisco disse neste sábado que o rápido desmatamento e a redução da biodiversidade em cada país não devem ser tratados como assuntos locais, pois ameaçam o futuro de todo o planeta.

Francisco fez seu apelo em visita a Madagascar, a quarta maior ilha do mundo, que institutos de pesquisa e agências de ajuda humanitária dizem ter perdido cerca de 44% de floresta nos últimos 60 anos, estimulada pelas exportações ilegais de pau-rosa e ébano.

O papa falou sobre corrupção endêmica, associando-a à pobreza igualmente endêmica, bem como à caça ilegal e exportação ilegal de recursos naturais. Ele disse que alguns estavam lucrando com o desmatamento e acrescentou: A deterioração dessa biodiversidade compromete o futuro do país e da Terra, nosso lar comum.

O jornalismo do DCM precisa de você para continuar marcando ponto na vida nacional. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de R$ 10, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado!