Apoie o DCM

Para quê serve a couve? Os benefícios e receitas para incluir na alimentação

Couve refogada. Foto: reprodução

A couve, vegetal versátil e nutritivo da família Brassicaceae, é rica em vitamina C, A, fibras, antioxidantes e minerais como potássio, cálcio e ferro. Seu consumo regular ajuda a prevenir anemia, câncer e pressão alta, além de fortalecer o sistema imunológico e auxiliar na perda de peso. “Por ser um vegetal bastante versátil, a couve pode ser consumida crua em saladas, refogada, em farofas, bolos, sucos ou no caldo verde”, destacam nutricionistas.

Entre os principais benefícios estão a regulação intestinal, proteção hepática, redução do colesterol e prevenção do envelhecimento precoce. O vegetal também é aliado na gravidez devido ao ácido fólico, essencial para o desenvolvimento do bebê. Para obter resultados, recomenda-se ingerir pelo menos uma xícara (90g) diariamente.

Duas receitas populares incluem o suco detox de couve com laranja – que melhora o funcionamento do intestino – e a sopa de vegetais com couve, ideal para dietas de emagrecimento. O suco leva apenas folhas de couve frescas e suco de laranja natural, batidos no liquidificador. Já a sopa combina couve com tomate, abobrinha, pimentão e outros vegetais cozidos em fogo baixo.