Apoie o DCM

Parciais da eleição de 2014 não mostram “provas de fraude” apontadas por Bolsonaro

Desde o começo de sua campanha eleitoral, em 2018, Bolsonaro alega não confiar nas urnas eletrônicas. Reprodução.

Da CNN Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) promete revelar nesta quinta-feira (29) supostas “provas de fraude” na contagem de votos do segundo turno da eleição presidencial de 2014. De acordo com Bolsonaro, um indício de que teria havido fraude seria a alternância na liderança entre Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) por mais de 200 vezes ao longo da apuração dos votos.

“Por 231 vezes ganhava Aécio, ganhava Dilma, ganhava Aécio. Esse então é o indício mais forte da probabilidade de o sistema não ser seguro”, afirmou Bolsonaro na quarta passada (21), em entrevista à rádio Jovem Pan News Itapetininga.

A CNN teve acesso à planilha do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número de votos computados entre 17h01 do dia 26 de outubro de 2014 até as 02h13, já madrugada de 27 de outubro. De acordo com a evolução da contagem, Aécio sai na frente na apuração e só há uma única mudança na liderança, às 19h32, quando Dilma assume a ponta e segue na frente até o final da apuração.

A contagem é feita por parciais, divulgadas minuto a minuto no início da apuração e de forma mais espaçada ao longo da noite. A planilha do TSE apresenta 333 parciais de apuração da eleição do segundo turno presidencial de 2014. (…)