Do vadebike:
A prefeita de Paris (França), Anne Hidalgo, estabeleceu que até 2020 o centro da cidade estará livre de carros. A proposta é transformar os quatro distritos centrais em uma grande área onde pedestres, ciclistas, táxis e ônibus terão liberdade de circulação.
Os únicos veículos que terão permissão para circular na região serão os de moradores e de entregas (com horário restrito para circular). O projeto vai começar a restrição aos fins de semana e será aumentado gradualmente até se tornar permanente.
A medida é uma estratégia para diminuir a poluição na cidade, que frequentemente tem atingido níveis intoleráveis para a saúde humana. A constante poluição tem feito com que autoridades tenham que banir a circulação de veículos em determinados dias (a título de comparação, em São Paulo a mídia pede que as pessoas não saiam a pé ou se exercitem em dias de intensa poluição, incentivando ainda mais o uso de carros).
Em março deste ano Paris alcançou picos de emissão de poluentes. Para incentivar as pessoas a não usarem seus carros, a prefeitura ofereceu transporte público, bicicletas e compartilhamento de carros elétricos de maneira gratuita para toda a cidade por um final de semana inteiro. Além disso, após 20 anos a cidade voltou a ter rodízio de veículos por placa.
Hidalgo anunciou também um ambicioso plano de investir €$ 100 milhões para duplicar a quilometragem de ciclovias até 2020. A cidade também vai incentivar o aumento do uso de bicicletas e carros elétricos compartilhados.
As bikes seguirão o modelo de sucesso do Vélib, sistema de compartilhamento referência no mundo, com 10 mil unidades espalhadas em 1800 estações em Paris e mais 30 cidades na região metropolitana. Já o Autolib é um sistema de compartilhamento de veículos elétricos que começou em 2011 e tem se expandido pela cidade. Atualmente, 60% dos moradores de Paris não possuem carros.
O assunto ainda será discutido em um conselho municipal antes da decisão final.
Na Espanha, a Câmara de Madri anunciou que vai proibir a circulação de veículos no centro da cidade a partir de janeiro de 2015. A medida visa reduzir o nível de poluição da cidade, melhorar a locomoção e segurança de pedestres e ciclistas e diminuir acidentes de trânsito.
A restrição vai valer em uma área de 352 hectares e integra o Plano de Mobilidade de Madri, que pretende diminuir o uso do carro na cidade até 2020. A fiscalização será feita por 22 câmeras de segurança. Quem for pego descumprindo a norma receberá multa de €$ 90 .
Outra estratégia é o crescimento do BiciMad, sistema público de aluguel de bicicletas elétricas, o uso de transporte público e mais caminhadas. Por fim, o limite de velocidade nas vias da área central da cidade foi reduzido para 21 km/h e o valor pago para estacionar nas ruas sofrerá aumento.
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