Apoie o DCM

Parlamentar bolsonarista sofre condenação inédita por violência política de gênero

Deputado estadual Rodrigo Amorim (União Brasil-RJ). Foto: Reprodução

O deputado estadual Rodrigo Amorim (União Brasil) foi condenado nesta quinta-feira (2) pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) a uma pena de um ano e quatro meses de serviços comunitários prestados à população em situação de rua e ao pagamento de 70 salários mínimos por ter ofendido a vereadora Benny Briolly (PSOL).

Este é o primeiro caso de um parlamentar condenado por violência política de gênero no âmbito da Justiça Eleitoral no Brasil. Pré-candidato a prefeito do Rio, Amorim afirmou que pretende recorrer da decisão.

Amorim foi denunciado pela Procuradoria Regional Eleitoral pela “prática do crime de violência política de gênero contra a mulher”. Durante discurso na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), em 17 de maio de 2022, o deputado estadual referiu-se a Benny como “boi zebu” e “aberração da natureza” por ser trans.

Na denúncia, os procuradores regionais eleitorais argumentaram que o parlamentar “constrangeu, humilhou e perseguiu a vítima Benny Briolly, com menosprezo e discriminação, subjugando-a”. “O fato em si está amplamente caracterizado. O dolo do réu em buscar impedir o desempenho da atividade parlamentar com as ofensas que ele fez, trazendo para a disputa polarizada que temos hoje em dia uma situação muito prejudicial ao direito de exercício de mandato da vereadora”, escreveu o desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, presidente do TRE-RJ, na decisão.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link