Parlamentar japonês pede desculpas a colega por mandá-la se “casar logo”
Pressionado pela opinião pública, um vereador japonês fez um pedido formal de desculpas a uma colega por tê-la mandado “se casar logo”.
A vereadora Ayaka Shiomura pedia maior apoio público às mulheres, principalmente grávidas, quando o parlamentar Akihiro Suzuki e outros políticos reagiram negativamente e a interromperam com comentários machistas.
Eles sugeriam que Ayaka “se casasse logo” e questionaram se ela seria capaz de criar filhos – frases que foram seguidas de risadas de outros membros da Assembleia Metropolitana de Tóquio.
Suzuki, que pertence ao partido governista PLD, inicialmente negou qualquer envolvimento e condenou o assédio. Mas a pressão foi tão grande que ele foi obrigado a pedir desculpas publicamente.
O vereador admitiu então que foi o autor do primeiro comentário, em que sugere à colega para se casar logo.
Ao estilo japonês, Suzuki se curvou diante da deputada e, em linguagem formal, pediu desculpas. Ao final da curta conversa, em frente à imprensa, ele se curvou novamente e disse mais uma vez que estava arrependido dos comentários.
Ayaka, que pertence a um pequeno partido político, aceitou o pedido de desculpas e disse que espera que outros envolvidos também tenham coragem de assumir o erro. “Tenho certeza de que havia outras pessoas que fizeram comentários”, disse ela à imprensa japonesa.
SAIBA MAIS