Parlamentares dos EUA pedem que Biden alerte Bolsonaro do risco de negar resultado das urnas

Na sexta-feira (9), um grupo de parlamentares do Partido Democrata, nos Estados Unidos, enviou uma carta para o presidente Joe Biden pedindo que ele avise Jair Bolsonaro (PL) que o Brasil ficará isolado do mundo se ele não reconhecer o resultado das eleições de outubro, seja ele qual for.
De acordo com informações divulgadas pelo G1, a intenção deles é que o presidente norte-americano deixe “inequivocamente claro para o presidente Bolsonaro, seu governo e as forças de segurança que o Brasil se encontrará isolado dos EUA e da comunidade internacional de democracias caso haja tentativas de subverter o processo eleitoral do país”.
Os 31 deputados e 8 senadores que assinam a carta citam ataques de Bolsonaro ao sistema eleitoral e pedem que Biden deixe claro para o candidato à reeleição que ações contra a democracia custariam caro para o Brasil. Por exemplo, o país poderia deixar de ser parceiro global da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), ou perder apoio dos EUA para entrada na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
“Tais esforços [contra a democracia e o sistema eleitoral] terão sérias consequências, incluindo uma revisão do status do Brasil como um parceiro global da Otan [Organização do Tratado do Atlântico Norte] e [como] um importante aliado extra-Otan”, diz o documento.
A ação dos parlamentares democratas ocorreu após a visita de uma comitiva com representantes de organizações da sociedade civil a Washington, quando deputados, senadores e profissionais da imprensa receberam alertas em relação às ameaças que o processo eleitoral brasileiro vem sofrendo. Jair Bolsonaro tem colocado em dúvida a segurança das urnas eletrônicas e proferido ataques contra o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).