Apoie o DCM

Parlamentares veem acordo no Orçamento em risco após ato de Bolsonaro envolvendo protesto golpista

Foto: EBC/Agência Brasil

Da Coluna Painel de Camila Mattoso na Folha de S.Paulo.

Estopim da mais recente crise entre o Legislativo e Jair Bolsonaro, o acordo para dividir a gerência do Orçamento de 2020 voltou mais casas. O episódio da divulgação do vídeo de atos anti-Congresso por parte do presidente levou a parlamentares uma desconfiança sobre o cumprimento do pacto que tinha sido firmado no início do mês e deu munição para senadores que já queriam devolver a administração das emendas para o Executivo. Deputados cobram ação de Davi Alcolumbre (DEM-AP).

(…)

No início do mês, governo e Congresso tinham acertado derrubar um veto de Bolsonaro e deixar a maior parte do controle do Orçamento com o relator no Parlamento. Um grupo de senadores, porém, resiste a entregar o manejo do dinheiro a um deputado. 

(…)

O movimento ganhou mais adeptos no Senado e, até o líder do governo no Congresso, Eduardo Gomes (MDB-TO), admite que o acordo está em perigo, embora diga que o Planalto ainda trabalhe por ele. “Também tenho dúvida”, afirmou ao Painel. Por isso, deputados querem que Alcolumbre reverta a situação. 

(…)

 avaliação de líderes da Câmara é que o pior cenário depois da divulgação dos vídeos seria uma vitória para Bolsonaro que, apesar de estar ciente do trato com o Congresso, ganharia ao manter o controle sobre o Orçamento.

(…)