Apoie o DCM

Partido de Bukele propõe reeleição indefinida e fim do segundo turno em El Salvador

presidente de El Salvador, Nayib Bukele, sério, com as mãos para o alto, de boné para trás
O presidente de El Salvador, Nayib Bukele – Divulgação

O partido do presidente de El Salvador, Nayib Bukele, apresentou um projeto de lei que propõe mudanças significativas na Constituição do país. A proposta prevê a reeleição presidencial por tempo indefinido, o aumento do mandato de cinco para seis anos e o fim do segundo turno nas eleições presidenciais. As alterações reforçam o controle político de Bukele no país. Com informações do g1.

Atualmente, a Constituição de El Salvador proíbe a reeleição imediata, mas essa regra foi contornada para as eleições de 2024. A Assembleia Legislativa, dominada por aliados de Bukele, destituiu magistrados da Suprema Corte e permitiu sua candidatura à reeleição, desde que ele se afastasse do cargo durante a campanha. A manobra foi duramente criticada e considerada autoritária.

Caso o novo projeto seja aprovado, o atual segundo mandato de Bukele, que vai até 2029, seria reduzido em dois anos, com a convocação de novas eleições presidenciais em 2027. A proposta também elimina a necessidade de segundo turno, consolidando ainda mais o poder do presidente salvadorenho e ampliando o debate sobre autoritarismo no país.