Apoie o DCM

Partido do governo sueco aprova candidatura à Otan

A primeira-ministra da Suécia, Magdalena Andersson, que defende a entrada de seu país na Otan. Foto: Jessica Gow/TT News Agency via Reuters

O Partido Social-Democrata da Suécia apoiou no domingo (15) a ideia de o país ingressar na Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), em uma reviravolta política histórica que abre caminho para um pedido formal de adesão nos próximos dias.

A medida coloca a Suécia em linha com a vizinha Finlândia, onde tanto o presidente quanto o primeiro-ministro disseram na semana passada que o país deveria se juntar à aliança militar ocidental.

Observadores dizem que a oferta oficial da Suécia à OTAN pode ocorrer já na segunda-feira, com a Finlândia provavelmente seguindo um cronograma semelhante.

A Suécia evitou todas as alianças militares por mais de dois séculos, com personalidades nacionais como o ex-primeiro-ministro Olof Palme anunciando a forma como a independência militar de seu país permitiu que ele fosse uma força de paz no mundo.

Nas últimas décadas, porém, a Suécia tornou-se mais abertamente alinhada com a Otan, assinando um acordo de cooperação chamado Parceria para a Paz em 1994 e ratificando um Acordo-Sede em 2016, que permite que as tropas da aliança operem mais facilmente em território sueco.