Apoie o DCM

Partidos acionam PGR para investigar atuação da Abin a favor de Flávio Bolsonaro

Do Globo

Flávio Bolsonaro. Foto: Senado Federal

O PT, o Partido Novo e os deputados Marcelo Freixo (PSOL-RJ) e Alessandro Molon (PSB-RJ) querem que a Procuradoria-Geral da República (PGR) apure a participação do ministro Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência (GSI), e do chefe da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem, na elaboração de relatórios entregues à defesa de Flávio Bolsonaro para orientar o senador no caso Queiroz. Freixo apresentou uma representação ao procurador-geral da República, Augusto Aras, nesta sexta-feira, para que se investigue o caso. (…)

Freixo pede para seja apurado se houve ato de improbidade administrativa, crime contra a administração e outras condutas reprováveis por parte de  Heleno, Ramagem e outros envolvidos no caso. Freixo quer também que os dois prestem esclarecimento à Câmara.

— É muito grave imaginar que um órgão público como a Abin serviu a um interesse privado. Isso já seria um desvio de função. Mas é mais do que isso, quando a Abin organiza uma estratégia para fazer com que um réu possa escapar de uma investigação,  o órgão púbico está provocando uma obstrução de Justiça. O filho do presidente não é melhor, maior ou mais importante que outro cidadão — disse Freixo. (…)