Apoie o DCM

Passado nazista de fundador de festival de cinema de Berlim leva a cancelamento do prêmio

Alfred Bauer em 1971, ao lado da atriz americana Shirley MacLaine. Foto: Reprodução/DW

Da Deutsche-Welle Brasil.

Os organizadores do Festival Internacional de Cinema de Berlim,  Berlinale, decidiram nesta sexta-feira (31/01) suspender o prêmio que leva o nome de Alfred Bauer, um dos fundadores do evento, após revelações da imprensa de que ele teria sido uma das figuras centrais na máquina de propaganda do regime nazista.

Bauer dirigiu a Berlinale entre 1951 e 1976 e ajudou a fazer do festival uma das maiores atrações da antiga Berlim Ocidental, até se tornar um dos principais eventos cinematográficos da Europa. Após sua morte em 1986, o festival o homenageou com uma premiação com seu nome, dedicada a “filmes de longa-metragem que abram novas perspectivas no campo da arte cinematográfica”.

Trata-se de uma das premiações do Urso de Prata, que incluem também as de melhor diretor, ator e atriz, entregues juntamente com o Urso de Ouro, destinado aos melhores filmes de longa e curta-metragem.

Na quarta-feira, o jornal alemão Die Zeit revelou estudos afirmando que Bauer tinha um posto de alto escalão numa repartição cinematográfica estabelecida pelo chefe de propaganda do regime nazista, Joseph Goebbels, em 1942.

(…)