Apoie o DCM

“Passo bem solto”: música gera debate nas redes por uso de IA

Música “Passo bem solto”, do produtor italiano ATLXS, viralizou nas redes em vídeo com homem dançando. Foto: Reprodução

O produtor musical italiano ATLXS está sendo acusado de criar a música “Passo bem solto”, uma das músicas mais ouvidas no mundo, com Inteligência Artificial (IA). A canção, no ritmo “Phonk” (subgênero do funk com batidas similares), viralizou nas redes com críticas sobe a falta de crédito.

No X, usuários têm sugerido que a música foi criada “totalmente” por IA, mas o autor nega e sugere que apenas a voz foi feita com uso da ferramenta. “Lembrete para pessoas com baixo QI. Fui o primeiro artista no mundo a usar esse vocal criado por ‘IA’ e compus uma música completa em torno dele. Esta música não foi feita por IA”, escreveu no Instagram.

A polêmica surgiu nas redes após a música viralizar e internautas questionarem quem é o cantor de “Passo bem solto”, que figura como uma das músicas mais ouvidas em 23 países, com mais de 1,5 milhão de reproduções no Spotify em todo o mundo.

A música também está na 35ª posição do Spotify global e é a 75ª mais ouvida no Brasil Hot 100 da Billboard Brasil. Alguns usuários do X se dizem decepcionados pelo fato do produtor ter usado IA e outros dizem que continuam gostando da canção após a descoberta. Veja a repercussão:

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line