Pauline Collins, atriz indicada ao Oscar por ‘Shirley Valentine’, morre aos 85 anos

A atriz britânica Pauline Collins, indicada ao Oscar de Melhor Atriz por seu papel em “Shirley Valentine”, morreu nesta quinta-feira (6), aos 85 anos, em uma casa de repouso em Londres. Ela lutava contra a doença de Parkinson há vários anos, e a informação foi confirmada pela família.
A atriz, conhecida por sua versatilidade, foi descrita pelos parentes como uma “presença brilhante e vibrante” tanto no palco quanto na tela. Seu papel mais marcante foi o de Shirley Valentine, de 1989, personagem que interpretou no teatro e no cinema, tornando-a icônica. O marido, o ator John Alderton, prestou homenagem, destacando o talento de Pauline em extrair o melhor de todos ao seu redor e sua habilidade de fazer os outros se sentirem especiais.
Nascida em Devon, em 1940, Collins começou sua carreira no teatro em 1962 e, em seguida, fez sua estreia no cinema em 1966. Ela também participou da famosa série “Doctor Who” e trabalhou ao lado de Alderton na série “Thomas and Sarah”. Sua interpretação de Shirley Valentine, primeiro no teatro e depois no filme, lhe rendeu uma indicação ao Oscar. A atriz foi reconhecida com a Ordem do Império Britânico em 2001, em reconhecimento ao seu legado no cinema e na TV.
Pauline deixa o marido, John Alderton, e os filhos Richard, Nic, Kate e Louise.
