Apoie o DCM

Paulo Guedes viaja aos EUA e escapa de audiência na Câmara para explicar offshore

Veja o Paulo Guedes
Paulo Guedes. (Imagem: Flickr/ Edu Andrrade/Ascom/ME)

Ministro da Economia, Paulo Guedes, passará esta semana nos Estados Unidos (EUA), viajando nesta segunda (11) para Washington onde participará da Reunião Anual do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, além de encontros de ministros da Fazenda e presidentes de Bancos Centrais do G20, diz a Reuters.

LEIA MAIS:

1 – VÍDEO – “Qual país não morreu gente? Não vim aqui me aborrecer”, diz Bolsonaro sobre 600 mil mortos

2 – Com brasileiros comendo osso, Bolsonaro e família têm ‘churrasqueiro’ das celebridades e carne a R$ 1,8 mil

3 – Bolsonaro espalha fake news sobre vacina: “Muita gente que tomou a segunda dose está morrendo”

Guedes nos EUA

De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério da Economia, os compromissos de Guedes irão até quinta, com seu retorno previsto para sexta-feira.

Com isso, o ministro não deverá comparecer ao plenário da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira, dia 13, para prestar esclarecimentos sobre conta offshore em um paraíso fiscal.

Assim ele estará contrariando indicação dada pelo líder do governo na Casa, deputado Ricardo Barros (PP-PR), de que isso aconteceria.

Requerimento de convocação de Guedes foi aprovado com amplo apoio, inclusive de partidos da base aliada ao governo do presidente Jair Bolsonaro.

Na sexta-feira, ele defendeu que todos os seus investimentos foram devidamente declarados antes que assumisse cargo no governo e que são legais.

Além de Guedes, o que está nos Pandora Papers

Segundo a RFI, presidentes e ex-presidentes de Chile, Equador, Colômbia e Paraguai, citados nos “Pandora Papers” negam que operações financeiras tenham sido ilegais, mas opositores pedem esclarecimentos. A América Latina tem 14 dos 35 líderes mundiais expostos na maior investigação jornalística da história. A região perde anualmente US$ 300 bilhões em sonegação de impostos.

O capítulo latino-americano da investigação do Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ, na sigla em inglês) divulgado nesse domingo (3) aponta, sobretudo, para 14 dos 35 chefes e ex-chefes de Estado do mundo envolvidos em sociedades offshore. Esses líderes latino-americanos alegam ter todas as contas e ativos no exterior declarados e negam qualquer atividade ilícita.