Pazuello diz que ‘não há data exata’ para que Brasil receba vacinas importadas da Índia

Do Globo:
O Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou nesta quinta-feira que ainda não há data para a vinda das 2 milhões de doses da vacina da AstraZeneca/Universidade de Oxford da Índia. O ministro disse que o fato de não haver uma previsão é decorrente da posição do governo indiano, uma vez que o Brasil já fez o empenho dos recursos e, segundo ele, agilizou os trâmites necessários.
— Com relação à vinda da vacina da Índia, as notícias são muito boas, mas não há data exata da decolagem, ela será dada nos próximos dias. Próximos dias (significa) muito próximos. (Não tem data) por causa da posição indiana nesse desenho e não nossa. Nós queremos, nós contratamos, nós pagamos , fizemos o empenho. Temos o documento de importação e já temos o documento de exportação, é apenas nesse caso, sim, a liberação do Ministério da Saúde indiano que está sendo discutida — disse Pazuello.
O ministro da Saúde não comentou sobre o incêndio no Instituto Serum, produtor das 2 milhões de doses compradas pelo Brasil. Ele disse que ainda não tinha informações sobre o caso. Em relação à importação dos ingrediente farmacêutico ativo (IFA) que virá da China, utilizado como matéria prima da vacina de Oxford e da CoronaVac, o ministro afirmou que tem negociado diplomaticamente com o país e que se trata de uma questão burocrática, e não política. (…)
x.x.x.x
Leia também: TCU vai investigar Pazuello por falta de oxigênio em Manaus
Veja também – URGENTE: Incêndio atinge fábrica do Instituto Serum, maior fabricante de vacinas do mundo na Índia