Apoie o DCM

“Pazuello está dizendo que o presidente é um grande mentiroso”, diz Omar Aziz

Do Valor:

Eduardo Pazuello e Jair Bolsonaro

Passado quase um mês desde a instalação da CPI da Covid, o presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito, senador Omar Aziz (PSD-AM), fez ao Valor um balanço e projetou para onde, na sua opinião, os trabalhos do colegiado devem seguir pelo menos nos próximos dois meses.

Uma das principais ofensivas deve ser a acareação entre Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde, e Fabio Wajngarten, ex-secretário de Comunicação da Presidência da República, como forma de esclarecer a verdade em relação às ofertas de vacinas feitas pela Pfizer.

No entendimento de Aziz, o militar é o “culpado” pela falta de imunizantes no país, responsabilidade que ainda não é possível estender para Bolsonaro.

“Hoje, se eu tivesse que fazer o relatório [da CPI], o Bolsonaro não fez nada de errado”, explica. “[A culpa] é toda do Pazuello. Não sou eu que estou dizendo. É ele [Pazuello]. O presidente só é mentiroso. E mentir não prende ninguém”, ironizou, ao comentar o depoimento do ex-ministro.

Na conversa, Aziz também defendeu a prorrogação dos trabalhos da CPI, para além dos 90 dias previstos, e que as investigações tentem descobrir quem aconselhou o presidente Jair Bolsonaro a adotar uma conduta heterodoxa na gestão da crise sanitária.

(…) Valor: Com os elementos que o senhor tem hoje, depois do depoimento do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello, acredita que a CPI caminha para onde?

Aziz: Hoje, se eu tivesse que fazer o relatório, o Bolsonaro não fez nada de errado. Ele fala uma coisa, mas mandava fazer outra. “Olha, não compra a Coronavac”, mas [internamente dizia] “faça a compra”. O culpado é o Pazuello. É o grande responsável por não ter a vacina, por tudo. Ele mesmo está tirando todo o foco do presidente, está trazendo para ele. Quem está mentindo aí?

Valor: É esta a conclusão que se pode tirar por enquanto do depoimento do ex-ministro Pazuello?

Aziz: O presidente não tem culpa de nada. É toda do Pazuello. Não sou eu que estou dizendo. É ele, Pazuello. O presidente só é mentiroso. E mentir não prende ninguém. Esse cidadão [Pazuello] falou isso ontem. Então, tudo que o presidente falar publicamente você tem que duvidar, porque ele vai por trás e mandava o ministro fazer outra coisa. Quem está chamando o presidente de mentiroso não sou eu. É o Pazuello.

(…)