PDT aciona TSE contra vídeo em que Bolsonaro diz ter criado pix

Nesta sexta-feira (2), o PDT (Partido Democrático Trabalhista), entrou com uma ação no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), contra o atual presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), por um vídeo publicado em seu canal do Youtube, onde o candidato à reeleição afirma ter criado o PIX através do seu governo.
“Vamos falar sobre o PIX? Nós criamos em 2020. Você se lembra, né? A dificuldade para você fazer uma transferência de recursos. Hoje, você faz de casa, do teu celular. E o que é melhor, sem pagar taxas. E você sabia que hoje temos mais de 100 milhões de pessoas usando o PIX? E grande parte dessas pessoas viraram pequenos empresários?”, diz Bolsonaro na gravação de 30 segundos.
Na ação, o PDT destaca que o sistema de pagamento instantâneo foi desenvolvido por uma equipe técnica do Banco Central durante a gestão de Michel Temer (MDB), em 2018. O Pix foi lançado em 2020, quando Bolsonaro já ocupava o Palácio do Planalto. O PDT pede a remoção imediata do vídeo, sob risco de Bolsonaro sofrer multa e ser imputado em crime de desobediência.
Conforme publicado no O Globo, para o partido de Ciro Gomes, o vídeo eleitoral de Bolsonaro é “nítido conteúdo estruturado com utilização de artifícios ardis, haja vista que o teor da mídia possui conteúdo desinformativo e detém o condão de ludibriar os eleitores, a partir da construção narrativa inexistente acerca da criação do PIX”.