Apoie o DCM

PDT de Ciro Gomes vai retomar com peso o diálogo com PSB após desistência de Joaquim Barbosa

Reportagem de Tatiana Farah no BuzzFeed Brasil.

Depois de receber um sinal verde de lideranças do PC do B para formar uma coligação, o PDT do pré-candidato Ciro Gomes avança sobre o PSB, que acabou de sofrer a baixa do ex-ministro do STF Joaquim Barbosa na corrida eleitoral.

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, afirmou ao BuzzFeed News que vai acelerar as tratativas com o partido de Barbosa para compor o que considera uma aliança de centro-esquerda para disputa pela Presidência da República.

“Já discutimos algumas vezes com a direção nacional do PSB, mas tinha que ter um respeito por causa da candidatura de Joaquim Barbosa. Como ele já disse que não é candidato, essa conversa será retomada com mais força”, disse Lupi.

De acordo com a última pesquisa Datafolha, de abril, Ciro e Barbosa têm, igualmente, 9% de intenção de votos em um cenário em que o nome do ex-prefeito Fernando Haddad aparece como substituto petista de Lula, preso pela Lava Jato. Haddad tem 2%. Lula é líder nas pesquisas e o PT insiste que vai inscreve-lo como candidato, ainda que ele esteja preso e possa ser barrado pela lei da Ficha Limpa.

Alas do PT, no entanto, tentam alçar nomes como o e Haddad para substituir Lula e não descartam a aliança com Ciro.

(…)

Ciro Gomes. Foto: Wikimedia Commons