Apoie o DCM

“Pé de chinesa”: artistas amarelos criticam meme de novela fake da Globo

A atriz Jade Picon em imagem gerada por inteligência artificial no meme da novela fake “Pé de chinesa”. Foto: Reprodução

A novela fake da TV Globo “Pé de Chinesa”, que virou meme na rede social X (ex-Twitter) antes de sua suspensão no Brasil, gerou criticas de artistas que possuem antepassados do leste e sudeste asiático. Em nota, o grupo afirmou que a brincadeira é “racista” e “se utiliza de seus corpos, etnias e raça para criar alívio cômico”.

“As imagens criadas por essa novela ‘Pé de Chinesa’ trazem diversas camadas que não só reforçam de maneira estereotipada a forma como as pessoas nos enxergam e nos tratam, mas também resgatam problemas históricos e políticos que nossos ancestrais sofreram ao longo da história mundial, e também especificamente brasileira”, diz a nota dos artistas enviada ao blog F5 da Folha de S.Paulo.

O texto é assinado por artistas como Ana Hikari, Bruna Aiiso e Jacqueline Sato, e ainda aponta diversos problemas no meme, como preconceitos linguísticos, “yellowface” (usar uma pessoa não-amarela para interpretar personagem do leste ou sudeste asiático” e uma trilha-sonora que fala sobre “trabalhar na feira” e ter “zoin puxado”.

Os artistas avaliam que, apesar de parecer “uma ação inofensiva”, a piada “desencadeia diversas questões que precisam urgentemente ser observadas, dialogadas e refletidas”. “Não é engraçado quando o racismo recreativo toma uma proporção dessa, quando pessoas racializadas ou uma cultura se tornam piadas, memes e viralizam dessa forma”, completa a nota.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line