“PEC 241 é uma afronta”, diz Ana Júlia, a estudante do Paraná cujo discurso viralizou

Do El Pais:

 

“Você pode esperar só um minutinho? Preciso resolver uma coisa”. O pedido da estudante Ana Júlia Ribeiro, 16 anos, a autora do discurso que viralizou nas redes sociais sobre a ocupação das escolas, na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), foi feito poucos minutos antes dela conceder esta entrevista no local onde estuda, o Colégio Estadual Senador Manoel Alencar Guimarães, em Curitiba. A secundarista se reuniu com os colegas em uma sala fechada, deixando três repórteres esperando do lado de fora. Lá dentro, decidiam se ela aceitaria ou não o convite que havia recebido para participar de uma audiência pública na próxima segunda-feira, dia 31, em Brasília, sobre educação e direitos humanos. Decidiram que ela vai. “O movimento é de todos. Se não estivermos todos juntos, não conseguiremos nada”, disse depois, dentro da escola que está ocupada desde o último dia 14 deste mês.

O dia estava sendo atípico para ela. Na tarde anterior, proferiu o emblemático discurso aos parlamentares paranaenses, que logo se tornou num dos assuntos mais comentados nas redes sociais. “Eu estava com as pernas tremendo, achei que ia cair ali e não ia conseguir mais andar”, conta, sobre aquele dia. “É difícil falar em público né? E alguns públicos são mais difíceis que outros”. A fala da estudante na tribuna comoveu milhares de pessoas que compartilharam o vídeo, de cerca de dez minutos.

A viralização chegou ao ex-presidente Lula, que telefonou para ela nesta quinta-feira, para dizer que estava “emocionado” com fala da adolescente “Ele disse que o movimento [das ocupações] emociona ele”, contou Ana Júlia. “Ele é uma figura política importante, achei legal”. A estudante parabenizou o petista, que fazia aniversário naquele dia, agradeceu e desligou. “Acho que fui até mal educada, mas é que eu fiquei nervosa”. Depois de contar sobre o telefonema, rapidamente quis deixar claro que “o movimento é apartidário”. “Se o [ex-presidente] Fernando Henrique [Cardoso] tivesse me ligado, seria tão importante quanto”, esclarece.

(…)

Kiko Nogueira

Diretor do Diário do Centro do Mundo. Jornalista e músico. Foi fundador e diretor de redação da Revista Alfa; editor da Veja São Paulo; diretor de redação da Viagem e Turismo e do Guia Quatro Rodas.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Kiko Nogueira

Recent Posts

Eterno Cabeção, Serginho Hondjakoff fala sobre recuperação das drogas e o futuro

Sóbrio há dois anos, Sergio Hondjakoff quer usar sua popularidade para se tornar um ativista…

1 hora ago

2 homens são presos após roubar doações para o RS na Praia Grande

Dois homens foram presos no final da tarde de sábado (18) sob acusação de arrombar…

2 horas ago

Após ter liberdade negada no STF, ex-assessor de Bolsonaro afirma ser ‘preso político’

Filipe Martins, ex-assessor especial para Assuntos Internacionais do ex-presidente Jair Bolsonaro, teve seu novo pedido…

3 horas ago

Polícia investiga desaparecimento de advogada em Petrópolis que dura 80 dias

Anic de Almeida Peixoto Herdy, advogada e estudante de Psicologia de 55 anos, desapareceu após…

3 horas ago

VÍDEO: Padre acusa gaúchos de ‘abraçar bruxaria’ e os culpa por enchentes

O padre Paulo Silva, da Paróquia São Vicente de Paulo em Nova Andradina (MS), durante…

4 horas ago

VÍDEO – Seinfeld estimula agressão manifestante pró Gaza durante protesto em show: ‘Isso é divertido’

O comediante Jerry Seinfeld teve seu show de stand-up abruptamente interrompido na noite deste sábado…

4 horas ago