Pedidos de republicanos para a renúncia de Trump se multiplicam faltando 10 dias para fim do mandato
Do Dia

A dez dias do término de seu mandato, Donald Trump enfrenta cada vez mais apelos à renúncia, inclusive dentro do próprio Partido Republicano, com o objetivo de evitar um complexo processo de impeachment em meio à crise política, de saúde e econômica nos Estados Unidos.
Após os pedidos dos senadores republicanos Ben Sasse e Lisa Murkowski, o senador Pat Toomey disse na CNN neste domingo que a renúncia do presidente “seria o melhor caminho”.
Trump “caiu em um nível de loucura absolutamente impensável” desde que o democrata Joe Biden venceu as eleições de novembro, acrescentou.
“A melhor coisa para a unidade do país seria se ele renunciasse”, disse à ABC Alan Kitzinger, legislador da Câmara dos Representantes e o primeiro republicano a solicitar na quinta-feira que o presidente fosse declarado “inapto” a continuar no cargo.
Isolado na Casa Branca, abandonado por vários de seus ministros e afastado de seu vice-presidente Mike Pence, Trump não dá, no entanto, nenhum sinal de que está pensando em renunciar, segundo assessores citados pela imprensa norte-americana. (…)