“Peixe do juízo final”: animal raro que prevê desastres é encontrado em praia

De acordo com a Scripps Institution of Oceanography, da Universidade da Califórnia, em San Diego, este é um dos poucos exemplares avistados na região nos últimos 120 anos. O peixe-remo encontrado tinha mais de três metros de comprimento e apresentava as características típicas da espécie: corpo longo e prateado, grandes olhos e espinhos vermelhos em formato de coroa. Essas criaturas podem crescer até nove metros e geralmente habitam as profundezas do oceano, em áreas ainda pouco exploradas pela ciência.
O espécime já estava morto quando foi encontrado nas proximidades da La Jolla Cove Beach. Segundo especialistas, peixes-remo só são avistados próximos à superfície quando estão doentes, morrendo ou desorientados. Desde 1901, apenas 20 exemplares foram registrados na Califórnia, o que destaca a raridade desse evento.
A espécie ganhou notoriedade internacional quando foi avistada no Japão pouco antes do devastador terremoto de 2011. Embora não haja evidências científicas concretas ligando a presença desses peixes a desastres naturais, a coincidência tem alimentado mitos e curiosidade em torno da espécie.