Apoie o DCM

Pela 1ª vez na pandemia, Brasil inteiro apresenta piora nos indicadores da covid

Do Globo:

Cemitério Nossa Senhora Aparecida, em Manaus
Imagem: Foto:Michael Dantas/AFP

A Fiocruz publicou nesta terça-feira um boletim especial alertando que, pela primeira vez do início da pandemia, o país inteiro apresenta piora de indicadores da Covid-19. Entre os aspectos analisados, estão o crescimento do número de casos e de óbitos, a manutenção de níveis altos de incidência de síndrome aguda respiratória grave (SRAG), a alta positividade de testes e a sobrecarga dos hospitais. Até então, a doença se apresentava em estágios diferentes nos estados.

– Aconteceram eventos em 2020 que causaram surtos, como alguns feriados. Mas agora não se trata disso. É uma transmissão sustentada em outro patamar que atinge o país inteiro – afirma o sanitarista Christovam Barcellos, um dos autores do boletim.

Segundo a análise, o cenário alarmante representa apenas “a ponta do iceberg de um patamar de intensa transmissão no país”. No momento, 19 unidades da federação apresentam taxas de ocupação de leitos de UTI acima de 80%. Por isso, eles defendem a necessidade de “adoção ampla de medidas não-farmacológicas”.

(…)

.x.x.x.

LEIA TAMBÉM: Brasil tem 1.641 mortes por covid nas últimas 24h, novo recorde na pandemia