Penitenciária diz não ter condições de encarcerar Roberto Jefferson; entenda

A Secretaria de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro (Seap) declarou sua incapacidade de continuar o tratamento de Roberto Jefferson na prisão, após o hospital sugerir que ele pode receber alta. Isso vem após uma determinação de Alexandre de Moraes para que a pasta realizasse um exame médico-legal em Jefferson para avaliar sua condição clínica.
O exame realizado no último dia 9 indicou a necessidade de tratamento continuado fora da prisão para evitar que o diagnóstico de inflamação do ducto biliar seja agravado, conforme orientação dos médicos particulares e do estabelecimento de saúde privado. O relatório hospitalar ressaltou a estabilidade clínica de Jefferson e a importância de cuidados específicos.
A junta médica da Seap concordou com a avaliação dos médicos particulares e destacou a importância da manutenção dos cuidados medicamentosos e nutricionais para evitar piora clínica e recidivas de condições crônicas de saúde.
Dessa forma, considerando a manifestação da Seap e a falta de recursos para oferecer tratamento adequado na prisão, é provável que Jefferson não retorne à cadeia para cumprir sua prisão preventiva. As informações são de Lauro Jardim, do jornal O Globo.