Apoie o DCM

Perfis bolsonaristas que atacaram Joice terão seus dados entregues à Justiça, determina juiz

Do Blog Sonar no Globo:

Joice Hasselmann (PSL)
Foto: Mauro Pimentel / AFP

O juiz Renato de Abreu Perine, da 2ª Zona Eleitoral de São Paulo, determinou que o Twitter entregue informações de duas contas acusadas de ofender a deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP), pré-candidata do partido à Prefeitura de São Paulo. Em decisão publicada na última terça-feira, o magistrado considerou que duas publicações feitas por dois usuários da rede social ofenderam a honra de Joice. Os dois perfis são de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro.

Um deles teria publicado um vídeo em que constava a personagem de um desenho animado realizando uma série de ofensas. Segundo o autor do tuíte, aquela seria sua opinião sobre a deputada federal. Outra postagem teria ofendido a pré-candidata em razão de sua mudança estética.

“Há ofensa à honra, já que se trata de injúria que objetiva denegrir a imagem da representante Joice Cristina, sem qualquer cunho informativo, inclusive, fazendo alusão ao cargo em que é postulante, em evidente abuso ao direito de manifestar-se livremente”, afirmou o juiz.

O juiz considerou as duas postagens como ilegais e determinou que a rede social excluísse as postagens descritas. Além disso, como é impossível identificar os autores das ofensas, também aceitou o pedido para que o Twitter forneça, em dois dias, os dados e e-mail cadastrados nos perfis, além dos dados de registro de acesso no aplicativo.

(…)