Apoie o DCM

“Perigo”: RS terá tempestades, vendavais e queda de temperatura, diz Inmet

Termômetro registra 10 graus célsius em cidade brasileira. (Foto: Reprodução)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nove alertas para diversas regiões do Brasil nesta sexta-feira (24). No Sul, dois alertas se destacam, um de tempestade com grau de “Perigo” e outro de declínio de temperatura com grau de “Perigo Potencial”. As cidades mais afetadas incluem Caxias do Sul, Erechim, Passo Fundo, Florianópolis, Joinville, Blumenau, Guarapuava, Cascavel e Umuarama. Há riscos de queda de granizo, cortes de energia elétrica, danos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

Vale destacar que o Brasil se prepara para enfrentar sua primeira onda de frio de 2024, com temperaturas até 5°C abaixo da média prevista, especialmente nos estados do centro-sul como Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, onde é esperada a ocorrência de geada. O alerta de baixa temperatura do Inmet também abrange o Sudeste, Centro-Oeste e Norte, com validade até domingo (26). Ventos costeiros intensos são esperados, podendo movimentar dunas de areia sobre construções na orla, afetando regiões como a Metropolitana de Porto Alegre, Sul Catarinense e Sudeste Rio-grandense.

Além das tempestades e frio intenso, o instituto alerta para chuvas intensas com precipitações entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, acompanhadas de ventos fortes (40-60 km/h), afetando o Sudoeste, Noroeste e Centro Ocidental Rio-grandense, juntamente com a Metropolitana de Porto Alegre. O risco de alagamentos, quedas de galhos de árvores e cortes de energia elétrica é considerado baixo. A Defesa Civil do RS alerta para o risco de inundação relacionado ao Rio Jacuí, com possibilidade de atingir áreas ribeirinhas em Cachoeira do Sul e Rio Pardo.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link