Perito da Folha nega ter dado nova versão sobre gravação de Temer à Globo
Da Folha:
Ricardo Caires dos Santos, perito que afirmou à Folha que a gravação da conversa entre o presidente Michel Temer e o empresário Joesley Batista apresentava mais de 50 pontos de edição, negou ter oferecido outra conclusão para o caso, como noticiado pelo jornal carioca “O Globo”.
Reportagem publicada no site do jornal neste domingo (21) relata o perito afirmando que seriam apenas “14 pontos de edição, entre 15 e 20 pontos de corte e diversos trechos de ruído”. Teria dito também, de acordo com “O Globo”, não ser possível localizar onde estariam os pontos de edição.
A Folha voltou a falar com Santos para que ele esclarecesse a disparidade entre as declarações.
Por e-mail e por telefone o perito declarou que não mudou sua versão, apenas procurou acrescentar detalhes à análise e foi mal compreendido pela repórter do jornal. “Todos os pontos marcados em meu laudo são edições.” E negou que tenha dito não ser possível localizar os pontos de edição. “Não é verdade.”
Na sexta-feira (19), a Folha contratou Santos para analisar a gravação da conversa. Posteriormente, entrevistou-o para produção de reportagem. Tanto no laudo produzido quanto na entrevista, Santos afirmou que a gravação sofreu 53 edições e que, por isso, certamente teria sua validade contestada em juízo.
(…)
