Personalidades brasileiras criam comitê para defender Julian Assange

Personalidades de diversas áreas do mundo político e dos direitos humanos anunciam a criação do Comitê pela Liberdade de Julian Assange, fundador do Wikileaks. A informação foi divulgada pelo colunista Jamil Chade, do UOL
O anúncio se dá após um encontro entre a advogada Stella Assange, mulher de Assange, com um grupo de personalidades brasileiras e estrangeiras. São eles:
Os ex-ministros Paulo Sérgio Pinheiro, Paulo Vannuchi e Luiz Carlos Bresser-Pereira, além do o advogado criminalista e ex-secretário de Justiça e Segurança Pública de São Paulo, Antônio Claudio Mariz de Oliveira, e José Luiz Del Roio, ex- senador da Itália e ex- membro da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, Estrasburgo, França.
Na ocasião, foi discutido estratégias que possam impedir a remoção forçada de Assange para uma prisão de segurança máxima nos Estados Unidos. Caso isso aconteça, ele terá que cumprir pena que pode chegar a 175 anos. Assange está preso em Londres desde 2019.
Em 2015, o jornalista promoveu a divulgação de informações confidenciais da Agência Nacional de Segurança dos EUA e revelou, entre outros fatos, que o governo norte-americano espionava a então presidente Dilma Rousseff (PT), assessores e ministros brasileiros.